Hoje, dia 8 de Março, é o dia internacional da Mulher. A história eu contei-a o ano passado. Em um longo post que quem quiser, e não souber a história, pode lê-la aqui. Mas vocês sabiam que no Brasil, eles comemoram o dia nacional da mulher, dia 30 de Abril? Verdade. Mas dia da mulher, deveria ser todos os dias.
A mulher tem um papel fundamental numa casa. Mulher tem a sua profissão remunerada (a grande maioria) e várias profissões não remuneradas. Ela é esposa, mãe, enfermeira, dona de casa, baby-sitter, baby-sitter do cão, do gato, do papagaio, de tudo! Cozinheira, cabeleireira, agenda humana, taxista, psicóloga enfim a lista é imensa. Mas acima de tudo ela é mulher.
Uma vez por ano, pelo menos uma vez, a humanidade lembra-se que existem humanos do sexo feminino. Mulheres que merecem homenagens. Mulheres que merecem carinho, afeto, compaixão. Na minha singela opinião deveria ser decretado feriado para as ladys. Quem concorda?
Para não vos torturar e não reescrever a história da origem deste dia, hoje trouxe-vos 7 técnicas de relaxamento em 60 segundos. Sim, isso mesmo, em um minuto. Mulher praticamente não tem tempo, por isso vocês precisam de coisas práticas e rápidas, não é mesmo? O stress do dia-a-dia é muito, e nós precisamos relaxar.
Eu irei colocar estas técnicas em prática, pois preciso. Algumas já a faço intuitivamente!
1. Faça contagem regressiva olhando para cima.
- Isso é batata. Mas tem que contar devagar. Não faça isso a pensar que vai apanhar o TGV. Sem pressa. Houve uma vez que tentei (ousei) fazer isso logo, para ver se me acalmava de uma vez, e não resultou.
- Resulta também, se fecharmos os olhos, e bem devagar começarmos a contagem decrescente.
- No mínimo comece pelo 60, o máximo, vai de si. (já comecei do 100, a coisa estava tensa...)
- Segundo a psicóloga Adriana de Araújo, é preciso nos concentrarmos em algo para relaxarmos. Mas se não conseguir feche os olhos (como referi acima) e automaticamente você se concentra nos números. Fazer a contagem regressiva exige concentração.
- “Tudo o que fazemos para diminuir os batimentos cardíacos, ajudará a controlar a ansiedade, inclusive adotar técnicas de postura e concentração” Diz a psicóloga Giovanna Tessaro, de Curitiva.
2. Anote as preocupações em um caderninho.
- Este método aumenta a concentração, evita distrações e envia uma mensagem ao cérebro que é preciso desacelerar. (Oh cérebro faz ai uma travagem agora, que eu preciso relaxar!)
- Ao fazermos isto o cérebro entende que agora é hora dessas preocupações irem para uma caixinha. A caixinha do ‘guardar’. Essas preocupações vão ser resolvidas mais tarde. (ok, quem tem caixas são os homens, o cérebro da mulher é um novelo de fios)
- Isto é valido, quando temos insónias. Pegue em um caderninho e anote as preocupações. Por vezes, as 300.000 coisas que temos de fazer ao longo do dia, não dá tempo para tudo. Isso faz com que não iremos dormir bem. Anote isso tudo, você vai relaxar, porque sabe que vai resolver até ao dia seguinte. (as tarefas realizáveis).
- Quando estava no 12° ano, ouvi isto. Tentei fazer, por vezes fazia durante a aula de psicologia. Já não aguentava mais. Não aliava 100%, no meu caso, mas isso era porque estava com muita raiva. Precisava adotar em conjunto a técnica da contagem regressiva. Mas depois de escrever, tudo fica mais leve. Um peso enorme sai dos nossos ombros e fica no papel. Só não fiz/faço mais vezes, porque a intimidade é pouca. Sempre tem quem cusque, quem venha fuçar os papéis alheios. Isso irritava-me mais ainda. Por isso tentei outra técnica para escrever. Mas sempre estava com aquela coisa de alguém vir ler. Talvez coisas da minha cabeça.
3. Controle a respiração por um minuto.
O nosso coração esta cheio de terminações nervosas e por isso reage muito
fácil aos estímulos cerebrais. Eles ficam mais intensos em situações de
ansiedade e stress.
O principal efeito da ansiedade é o aumento do ritmo cardíaco.
Para controlar essa ansiedade basta utilizar alguma técnicas simples de respiração ajudam a controlar o ritmo cardíaco.
Uma das técnicas é, inspirar pelo nariz e segurar o ar por alguns segundos, repetindo isso algumas vezes. Depois disso, fixe a sua atenção no peito, na região do coração por uns 15 segundos.
4. Relaxe os músculos.
- A contração involuntária dos músculos é outra manifestação física da ansiedade, que causam tensão e desconforto.
- Os músculos que mais sofrem com a ansiedade é o pescoço, as pernas e costas. A ansiedade é psicológica, mas manifesta-se fisicamente. Quando estamos ansiosos é comum cruzar as pernas e deixar os músculos das costas e pescoço endurecidos.
- Para desfazer esses “nós”, faça sessões de alongamentos. Gire o pescoço, fazendo movimento circulares, realizados lentamente. Faça isso também com os pulsos e tornozelos, para aliviar as tensões da musculatura.
5. Leia um gibi.
- Outra maneira de estarmos concentrados é ler. Mas ler algo curto e que não seja entediante para você.
- Ler uma revista, blog, notícias (que não sejam trágicas) ajuda a aliviar as tensões também.
6. Carregue o lanche certo.
- Experimente, para fazer o lanche certo. Por vezes a ansiedade é fome.
- Nos momentos de ansiedade, a mastigação ajuda a relaxar os músculos do pescoço.
- Mas para fazer esse lanche, basta fazer o lanche correto, para afastar a ansiedade e o stress. Dois exemplos são as castanhas e a laranja, por conter vitamina C e selênio. Porque para além de ser muito gostoso e nutritivo, também é fácil de transportar.
- A vitamina C e o selênio, são dois nutrientes, que melhoram o funcionamento do sistema nervoso, evitando a ansiedade.
- E além disto tudo, mantém a sua linha fitness.
7. Bolinha de ténis.
- Esta técnica não conhecia, mas parece ser maravilhosa. Irei testa-la em breve. Além de que é como uma automassagem.
- Se estiver em casa, coloque a bolinha de tênis entre as suas costas e uma parede. Depois inicie a massagem nos pontos em que a tensão é maior. Passe a massagear o seu ombro e toda a região próxima do pescoço. Isso faz com os músculos relaxem nessa área.
Vocês tem mais alguma técnica?
Feliz dia da MULHER.
Beijo beijo e até ao próximo post.
![]() |
Foto by Google |
0 comentários:
Enviar um comentário