Foto by Google |
No dia 14 de Fevereiro, além de se comemorar o 45° dia do ano, tem uma montanha russa de eventos históricos. Mas o principal é que nos Estados Unidos, Canadá, Europa e em países orientais é comemorado o dia dos namorados.
Eu pensei em fazer um post para o dia dos namorados, porém deixei para la. Pensei em falar sobre o quanto chocolate se iria vender neste dia, restaurante lotados, hotéis e motéis hiper lotados... Enfim um montão de pedidos de casamento e namoro. Algumas pessoas escolhem este dia para ser o melhor da vida delas.
O que eu não sabia era o que se estava a passar neste dia em Itália. Nem a Itália estava preparada, assim como o maior império de confeitaria e chocolate deste planeta. Como já puderam ver pelo titulo o dono do maior império do mundo faleceu. Por ironia do destino, o chocolate que faz as delicias deste mundo, das pessoas e nas datas comemorativas falecia no dia onde se celebra o amor, o romantismo, a vida a dois.
Michele Ferrero, "o fabricante de doces [candyman mais rico do mundo – uma brincadeira com uma palavra que tanto pode significar vendedor de chocolates como traficante de droga.] mais rico do planeta", como lhe chamou a revista Forbes, morreu , aos 89 anos, na sua casa em Monte Carlo.
Era dono do grupo que fabrica o creme de chocolate e avelã Nutella, os bombons Ferrero Rocher e Mon Cheri, os chocolates Tic-Tac e os ovos Kinder, considerado pelos analistas e banqueiros como a empresa privada mais valiosa de Itália. Um império avaliado em 23,4 mil milhões de dólares (cerca de 20,5 mil milhões de euros).
O presidente italiano Sergio Mattarella, num telegrama enviado à família, afirma que recebeu com emoção a notícia da morte de Michele Ferrero, a quem reconhece pelo seu "espírito empreendedor, conhecido e admirado na Itália e no exterior".
A morte de Michele Ferrero deverá agora acelerar o debate sobre as possíveis alianças do grupo, que tem continuado a crescer apesar de a Itália viver a mais longa recessão desde a II Guerra Mundial. O filho de Michele, Giovanni, chefe executivo do grupo Ferrero, recusou, no final de 2013, as abordagens do gigante suíço Nestlé e garantiu que a Ferrero não estava à venda.
Michele nasceu em Dogliani, na região de Piemonte, a 60 km de Turim, a 26 de abril de 1926. Aos 31 anos herdou a fábrica fundada pelo pai Pietro, que começou a fabricar um creme de barrar a partir de avelãs, a que chamou Nutella, quando o cacau começou a ser racionalizado durante a II Guerra Mundial.
Homem de poucas palavras que evitava os holofotes, Michele Ferrero expandiu o grupo e transformou a pequena fábrica de chocolate num gigante global, com produtos famosos em todo o mundo. Colocando-o a si e à família em 30º lugar na lista das pessoas mais ricas do mundo, com um patrimônio líquido de 20 milhões de euros.
Segundo alguns sites informativos, Michele Ferrero era conhecido pela sua bondade com os seus funcionários.
Doce infância. Memorias doces.
Foto by Google |
So em finais de Outubro que começava a aparecer o delicioso Ferrero Rocher, a delicia da infância,dos enamorados, casamentos, amantes, aliado na tensão pré-menstrual da mulher.... Enfim desde as famílias mais pobres as mais ricas, esse bombom poderosíssimo conquista qualquer um. Eu acho que todos nos temos alguma memoria e alguma bem especial.
Além dessa que eu estava sempre em "pulgas" à espera dessa iguaria maravilhosa, como se fosse a primeira, a unica maravilha do mundo. Um verdadeiro manjar dos deuses E era, infância é infância.
Bom, um episodio que ficou na memoria gravada, a ferrero estava presente como?
Foi o último ou um dos últimos natais que passei com o meu avô materno vivo. Estava na rua a falar com uma vizinha, que já não via a muito tempo. A mãe de um namoradinho de infância (daquelas brincadeiras de pré escola). Nos estávamos a viver numa cidade, a 200 km da aldeia. Ja fazia alguns anos que tínhamos saído da aldeia, e agora íamos muito pouco. Adiante, no meio da conversa o meu chamou-me, e mandou chamar a minha irma.
O presente? Uma linda caixinha de ferrero rocher. Acho que foi dos bombom que melhor me soube. Um dos presentes mais especiais. Um dos únicos que me lembro até hoje dado por eles. <3
Com isto quero dizer que, é preciso tão pouco, para sermos felizes... E algumas pessoas ainda ignoram isso. Por muito que você ache que uma simples caixa de bombons é muito pouco, e que você queria era bem mais, reflita um pouco.
Uma caixa de bombons não passa de uma caixa com chocolate la dentro. Mas o chocolate tem o seu tempo para ser feito, é toda uma delicadeza, tem todo um trabalho rigoroso por de trás disso.
E se a pessoa deu "so" uma caixa de chocolates, não é por falta de imaginação. Poderá não ser isso ou por preguiça. A pessoa demonstra o seu amor, pense que ao menos ela se lembrou de si. E que chocolate é muito delicado. Guarde esses momentos, porque isso é a essência da vida. Isso é o que conta para a vida inteira, as memorias.
Você já viveu algum momento especial da sua vida, com a Ferrero Rocher? Não sei, foi pedida em casamento, namoro, anuncio a gravidez e a ferrero teve presente? Se quiser pode compartilhar isso, deixando o seu comentário aqui em baixo. Terei todo o gosto de ler.
Um Pouco De Historia da Ferrero.
Ferrero é uma empresa italiana especializada em guloseimas e chocolates fundada em 1942 na cidade italiana de Alba pelo confeiteiro Pietro Ferrero. Concentrada na produção e distribuição de chocolates, a Ferrero é atualmente uma das maiores indústrias alimentícias internacionais, empregando mais de 20 mil pessoas no mundo.
Foto by Google |
O bombom mais cobiçado do mundo é constituído de uma avelã inteira recheada de chocolate, envolvida por wafers e coberta de chocolate com pitadas de avelã. Cada bombom possui cerca de 72 calorias e são embalados tradicionalmente um a um e colocados numa caixa dourada.
Nova Zelândia, Austrália, Canadá, Brasil, Hong Kong, Singapura, Egito e Malásia são os maiores consumidores da marca, principalmente em datas comemorativas.
Em 1946, Pietro Ferrero inventou um creme de avelãs e cacau e chamou a mistura de Pasta Gianduja. O produto foi um grande sucesso de vendas e Pietro decidiu criar uma empresa especializada inteiramente na produção do creme. Hoje, o produto é muito popular e é comercializado sob a marca de Nutella desde 1964.
A criação deste produto está associada à situação econômica da Itália após a Segunda Guerra Mundial, quando as refinadas sementes de Cacau obtiveram preço elevado. Pietro Ferrero misturou Nozes, Cacau, avelã e leite para obter um certo tipo de chocolate cremoso e pastoso. Ferrero continuou a criar novas receitas e a aprimorar as suas antigas. Ferrero batizou a sua segunda receita cremosa de Supercrema Ferrero.
Com a morte de Pietro em 1949, seu filho assumiu o controle da empresa e em 1964 lançou o produto campeão de vendas,Nutella.
Calcula-se que somente em 2002, a Ferrero movimentou cerca de 4 bilhões de euros. As fábricas Ferrero consumiram cerca de 70 mil toneladas de cacau por ano e 56 mil toneladas de avelãs, além de 102 mil litros de leite.
No Brasil a Ferrero comercializa os produtos Ferrero Rocher, Ferrero Deluxe, Kinder Chocolate, Kinder Bueno, Kinder Ovo, Nutella, Tic Tac e Raffaello.
Gostou do artigo? Então pode compartilhar com os seus amigos nas redes sociais e visitar o meu canal de youtube aqui . Ah e não se esqueça do desafio:
Comentar o seu melhor momento com a Ferrero Rocher ou algum momento hilariante onde este chocolatinho este presente, e fez as delicias.
Um beijo e até à próxima!
0 comentários:
Enviar um comentário