Olha, se eu soubesse disso em 2011, ou melhor, de 2003 a 2011 isso sim, era uma categoria. Salvaria a minha vida. Salvaria mesmo. Acho que preciso pesquisar mais sobre o assunto. Quem sabe ainda não estou a tempo de ser uma génia na matematica?
Se você é daqueles que tremem ou tem calafrios só de ouvir falar na palavra matemática, ou pensar nela seus problemas acabaram. Não, não é propaganda de margarina. Desde que você não trema ainda mais com a ideia de levar um choque de leve no cérebro, tudo vai estar nas linhas. Alguns cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, descobriram que aplicar uma corrente elétrica leve no lobo parietal – uma região do cérebro crucial para a “competência numérica” – pode aumentar a habilidade matemática de uma pessoa, sem prejudicar outras funções mentais.
O estímulo elétrico (que é dado de leve e indolori) é direcionado para aumentar ou diminuir a atividade dos neurônios conforme convier. No estudo, alguns voluntários que receberam o “choque” por seis dias perderam o pavor dos números e passaram a ter mais facilidade nas contas – efeito que perdurou por seis meses.
“Eu certamente não estou recomendando que as pessoas saiam por aí se dando choques, mas estamos extremamente animados com o potencial de nossas descobertas”, diz o líder do estudo, Roi Cohen Kadosh.
A técnica, conhecida como estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), tem sido utilizada para tratar a disfunção cognitiva em pacientes com lesão cerebral, acidente vascular cerebral e pessoas com dificuldades de aprendizagem.
Eletrodos foram amarrados às cabeças dos participantes fornecendo pequenas correntes elétricas para partes individuais do cérebro com rajadas de até 20 minutos.
Os resultados mostraram que o tratamento melhorou a tomada de decisões, a resolução de problemas de linguagem e matemática, a memória e a capacidade de atenção dos voluntários. Os efeitos positivos podem durar até um ano, de acordo com os pesquisadores.
Estão a perceber porque eu digo que gostava e testar? Parece ter bastantes vantagens. Contudo, vamos ter certezas. Ninguém é louco de fazer isto sem ter certezas de nada. Quer dizer... sim, as pessoas que se voluntariaram.
É claro que isso não é nenhuma pílula mágica, que basta tomar o choque e tudo vai estar bem. Serão génios da matematica. – o tratamento não transforma ninguém em um Einstein em um dia. Ainda assim é necessário trabalhar duro. Mas o tratamento ajuda a você fazer isso melhorando seu desempenho.
Aparentemente não há efeitos secundários negativos com o tratamento, se ele for aplicado corretamente. O que todos esperam que aconteça, não é mesmo? Capaz de ser administrado através de dispositivos portáteis num valor bastante elevado. A pesquisa indica que o tratamento pode ser amplamente disponível no futuro para melhorar o desempenho acadêmico dos adolescêntes e adultos, incluindo crianças em idade escolar.
No entanto, o médico Cohen Kadosh alertou que como a tecnologia é nova, não existem regras de treinamento ou licenciamento para ela, o que poderia levar ao mau uso por médicos não qualificados no tratamento, podendo causar dano cerebrais em pacientes.
Por isso, que sirva de alerta. Se encontrarem um tratamento por ai, como estes, cuidem para saber que tipo de médico é. Saber aprender é bom, saber matematica é maravilhoso e necessario mas a sua saude é mais preciosa.
Então, o que acho deste avanço na ciência? Teria coragem de enfrentar um choquezinho para ajudar nos estudos?
Beijo beijo e logo mais tem video no canal. Daqui a 4h.
0 comentários:
Enviar um comentário