O mundo tem coisa estranhas. Tanta coisas que é impossivel contabilizar. Algumas certamente, ninguém imaginou, ou pensou em pesquisar. São aquelas coisas particulares de cada ser humano. Mais uma das milhares diferenças maravilhosas que distingue um ser humano do outro.
Uma das coisas que sempre intrigou milhares de pessoas foi:
-Por que os galos cantam todos os dias antes do amanhecer?
Ora bem, muitas serão as explicações ou tentativas disso. Tem pesquisadores para tentar decifrar esse inigma. Mas a questão que me coloco é:
-Será essa a verdadeira?
Pois é, tudo seria mais simples se os animais falassem... Acho que assim o mundo seria mais completo. Ou pelo menos o mundo das pessoas sozinhas, que tem como companhia apenas algum bichinho. Mas também, pela forma como este mundo anda, não me admirava nada que os animais começassem a falar. Ou a ter mais compaixão que os humanos.
No mundo animal, existem muitas perguntas que ficam na nossa cabeça e uma delas é:
Por que os galos cantam sempre na parte da manhã? Tantas horas para que eles possam cantar, o que faz com que eles escolham sempre o mesmo horário? Quem já teve a oportunidade de presenciar pessoalmente sabe que ele funciona como um relógio. E que relógio! Por vezes até chato acordar com aquele "coco-ro-coco". Tem pessoas que não se incomodam com o cacarejar deles. Ora seja porque estão acostumados, ora seja porque dormem que nem uma pedra.
Existe uma explicação científica (como para tudo na vida) para isso ou tudo não passa de mais uma dúvida sem resposta? Somente em 2013 é que os cientistas conseguiram chegar a algumas respostas, mas elas definitivamente não são a última palavra. E acho que nem nunca vão ter a última palavra. Ainda há muito sobre o que pesquisar, mas algumas coisas já podem ser resolvidas.
Segundo a pesquisa:
Cientistas da Universidade de Nagoya, dirigidos pelo professor Takashi Yoshimura, fizeram vários experimentos com galos a fim de conseguir respostas para essas perguntas. Eles pegaram em diversos animais e os deixaram expostos a diversos ambientes por várias semanas. Os bichos reagiram de forma que eles puderam chegar a algumas conclusões.
A equipe tentou enganar os galos, colocando-os aleatoriamente em ambientes com muita luz brilhante, som alto, ambientes escuros e muitos outros, podendo dizer que as aves têm um relógio interno que reage a diversos estímulos externos. Dessa forma, não tem um só motivo que faz os galos cantarem, e sim vários deles. O que torna ainda mais complicada a investigação, mas também super interessante.
Então, por que os galos cantam?
Embora os galos cantem religiosamente todos os dias pela manhã, esse não é o único horário em que eles se fazem ouvir. É possível presenciá-los cantando em qualquer hora do dia. Os pesquisadores concluíram que o canto dos galos têm diversas funções e, como já foi dito este post, eles reagem a estímulos externos.
Os barulhos altos e mudanças nos níveis de luzes, tudo isso é tido pelo galo como uma ameaça e ele não se deixa ficar: canta para mostrar quem é que manda. Ou pelo menos essa é a ideia dos bichinhos. Nesse caso, a função é bradar mais alto frente ao inimigo. E isso não acontece apenas nas primeiras horas do dia, e sim em qualquer horário em que o animal achar que está ser ameaçado.
Algumas pessoas acreditam que esse é o verdadeiro motivo pelo qual eles cantam no final da madrugada, já que é nesse horário que o escuro começa a terminar. Mas o fato do galo cantar duas horas antes de a luz do sol surgir ainda mais intriga nos cientistas, que acabaram por considerar outra situação depois de suas pesquisas.
Marcando território.
De acordo com o estudo realizado, o canto do galo antes do amanhecer serve para que ele mostre às outras aves quem é que está dominando aquele território, marcando suas impressões. Como, durante a pesquisa, vários animais estiveram juntos o tempo todo, eles passaram a cantar quase sempre no mesmo horário, todos querendo tomar a dianteira.
"Nossos dados preliminares sugerem que o galo melhor classificado tem prioridade em cantar pela manhã e o menor é paciente o suficiente para esperar e segui-lo todos os dias", diz Yoshimura. Para os investigadores, a iluminação nada tem a ver com a preferência das aves pelo fim da madrugada e existe, sim, uma hierarquia entre eles.
Quer dizer, o verdadeiro motivo pelo qual os galos cantam no período da manhã ainda não é totalmente compreendido. Marcar território ou reagir a estímulos? Ou serão os dois? Mesmo depois de milhares de anos, a pergunta ainda não foi concluida. Quando falamos do mundo animal, sempre existe uma dúvida que não tem solução.
E por hoje é tudo, amanhã tem mais e daqui a 4h tem video no canal YouTube.com/omeumundolouco
Este mês, tem videos e post's todos os dias.
Beijo beijo e até amanhã.
0 comentários:
Enviar um comentário